terça-feira, 26 de setembro de 2023

OS VÍNCULOS HUMANOS: RELAÇÕES DEFINIDAS POR SITUAÇÕES DESAFIADORAS

 


Stanley Martins Frasão

Advogado Sócio de Homero Costa Advogados

 

Maria Eduarda Guimarães de Carvalho Pereira Vorcaro

Advogada Sócia de Homero Costa Advogados

 

 

As relações humanas são complexas e multifacetadas, moldadas por uma variedade de circunstâncias e experiências. Neste artigo, exploraremos, sem exaurir, quatro situações específicas nas quais os vínculos sociais são frequentemente testados e definidos de maneira única: divórcio, herança, idade avançada dos pais e dificuldades pessoais. Examinar esses contextos nos ajuda a compreender como essas relações são afetadas por circunstâncias desafiadoras e a valorizar a importância dos laços interpessoais em nossa jornada pela vida.

 

O Divórcio

A frase, "quando se casam ‘meu bem’, quando se separam, ‘meus bens’", infelizmente, é uma realidade que abarrota as Varas de Famílias do Poder Judiciário.

Todas as formas de amar valem a pena e nem sempre exigem um contrato formal. Se a formalização do ato for a sua opção, é bom saber como funciona e quais são as exigências de uma cerimônia civil, os possíveis regimes de bens e também a possibilidade de um contrato pré-nupcial.  Quando um casal decide se separar, sua relação é frequentemente definida por essa decisão. O divórcio pode acarretar uma reformulação dos laços conjugais, bem como a força do compromisso e da comunicação entre os parceiros. Em tempos de separação, os sentimentos de mágoa, ressentimento ou compreensão mútua são testados, redefinindo o relacionamento e, às vezes, abrindo caminho para uma amizade duradoura ou um distanciamento permanente.

 

A Herança

Os desacordos na definição da herança podem redefinir relacionamentos, desencadear tensões, inclusive gerando conflitos entre os envolvidos.

As questões financeiras e da propriedade podem suscitar rivalidades, disputas e muitas vezes rupturas.  Assim, um planejamento sucessório bem estruturado, com as ferramentas ideais se faz fundamental para evitar os enfrentamentos.

E se na distribuição de bens houver participações societárias, um seguro para a sucessão empresarial pode ser levado a bom termo. O Seguro cria uma proteção eficiente, fácil e de baixo custo para a garantia de uma sucessão empresarial, evitando-se litígios.

Esta modalidade de Seguro evita que sejam utilizados recursos da empresa ou dos sócios remanescentes, garantindo que ambos, acionistas/quotistas e empresa, continuem capitalizados e com o eventual problema da sucessão resolvido.

 

RELAÇÃO COM OS PAIS IDOSOS

Quando os pais envelhecem e precisam de cuidados, é comum que os filhos assumam o papel de cuidadores. Esse momento desafiador REQUER dedicação e o senso de responsabilidade dos filhos. 

A velhice dos pais pode fortalecer os laços familiares, aproximando ainda mais os filhos de seus progenitores, ou pode revelar conflitos e tensões subjacentes, abalando a relação familiar.

Mas é bom ter o cuidado de se pensar em uma proteção financeira, que dê tranquilidade às pessoas da terceira e quarta idades.

 

As Dificuldades Pessoais

Em momentos difíceis como doenças, perdas ou crises financeiras, requerem aportes inclusive de amigos solidários e até mesmo auxílio prático de um planejamento financeiro. 

Essas situações desafiadoras testam a verdadeira amizade e solidariedade, mostrando quem está disposto a oferecer suporte e quem se afasta. 

Nesses momentos, os verdadeiros amigos são identificados, se destacam com o apoio emocional. As situações desafiadoras da vida têm o poder de revelar a verdadeira natureza dos relacionamentos humanos.

 

O divórcio, a herança, a velhice dos pais e as dificuldades pessoais são momentos em que os laços sociais precisam ser cuidados de forma mais afetiva. 

 

Essas experiências podem fortalecer os relacionamentos, proporcionando uma base sólida para o crescimento e a solidariedade, ou podem expor conflitos e divergências irreconciliáveis.  Momento no qual a mediação de conflitos pode ser uma possibilidade de facilitação para manutenção, preservação e continuidade dos laços.

 

É fundamental valorizar e cultivar os relacionamentos familiares/sociais em todas as fases da vida, porque são eles que nos sustentam nas adversidades e nos trazem apoio nas jornadas pessoais. 

 

Ao compreender a importância dessas situações desafiadoras em nossa vida social, podemos nutrir e fortalecer nossas relações interpessoais, tornando-nos seres humanos mais compassivos, resilientes e conectados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário