segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

ONLINE E OFFLINE


 

Stanley Martins Frasão

Advogado Sócio de Homero Costa Advogados

 

Desde 1º. de janeiro de 2024, por determinação do governo holandês, em uma tentativa de limitar as distrações durante as aulas, celulares, tablets e smartwatches estão banidos das salas de aula, com as ressalvas de necessários para habilidades digitais, por motivos médicos ou para pessoas com deficiência. No Brasil, o jornal eletrônico The News, noticiou que “No Rio, alunos da rede pública municipal não podem mais usar os aparelhos nas salas de aula e nem mesmo durante os intervalos.” E que “No estado de SP, a conexão wi-fi ou via cabo bloqueia automaticamente a abertura de redes sociais, streamings e apps de vídeo como o TikTok.”.

Foi noticiado que durante o Réveillon passado em Paris muitas pessoas não se abraçaram ou se beijaram à meia-noite, sem brindes, porque estavam filmando os fogos no Arco do Triunfo.

E tem também a notícia de um mergulhador, que depois de se preparar por meses para o tão sonhado mergulho com um tubarão-baleia, acabou perdendo a integralidade do momento, porque não sabia se filmava ou se apreciava o animal.

Isso sem falar nas salas de cinema, teatro, shows, mesas de refeições, dentre outros, que algumas pessoas se perdem com a tela do celular deixando os mencionados eventos em segundo plano.

Online e Offline, vivemos na chamada Vida Real, que mais parece uma galáxia, com estes dois planetas bastante peculiares.

Imagine que você é um viajante espacial, e sua missão é manter o equilíbrio entre explorar esses dois mundos – uma tarefa mais emocionante do que parece!

O planeta Online é um lugar vibrante, onde você pode se mover para qualquer lugar em questão de segundos, fazer amigos em todas as esquinas do universo e construir castelos no ar com apenas alguns cliques. Mas cuidado para não se perder na ilusão de curtidas e notificações.

E para fomentar a experiência virtual, a Apple apresentou, no dia 05/02/24, o Apple Vision Pro, que é um headset de realidade mista, que mistura elementos de realidade aumentada com realidade virtual.

Vamos sair do planeta Online, aterrissando no planeta Offline.

Ah, que lugar! Aqui, você pode sentir o solo sob seus pés, o sol em sua pele ou o frio e a brisa em seus cabelos. Os abraços e beijos são reais e as risadas não precisam de emojis. Este é o território das aventuras desplugadas, onde cada momento é uma descoberta sensorial.

São olhos nos olhos.

O segredo da felicidade, caro explorador, acredito, é saber quando usar seu jetpack tecnológico e quando simplesmente caminhar.

No planeta Offline, você vai encontrar tesouros escondidos em hobbies esquecidos, na contemplação da natureza e na simplicidade de "estar".

Imagine que o planeta Offline é um parque temático cheio de montanhas-russas emocionantes chamadas "Experiências Reais". Você pode sentir a adrenalina de conversas cara a cara, onde cada expressão facial é um loop vertiginoso, e cada gesto compartilha uma história. Aqui, as conexões pessoais são como carrosséis coloridos – cada volta é uma oportunidade de fortalecer laços sem a necessidade de uma rede Wi-Fi.

No entanto, o planeta Online não é apenas uma tela de ilusões; é também uma biblioteca cósmica com conhecimento infinito, uma sala de concertos com música de todas as culturas e um ponto de encontro onde almas semelhantes podem se conectar além das fronteiras físicas. É um espaço de expressão e inovação onde você pode lançar seus sonhos como foguetes para o céu estrelado da criatividade.

Não é que o planeta Online seja um vilão, que rouba seu tempo – longe disso! Ele tem suas maravilhas e pode ser um lugar mágico. No entanto, alguns viajantes ficam obcecados com a caça de "likes" como se fossem estrelas em uma constelação de aprovação. Isso lembra o episódio “Queda Livre” da série Black Mirror, terceira temporada, da Netflix (“Uma mulher desesperada para ser notada nas mídias sociais acha que tirou a sorte grande ao ser convidada para um casamento luxuoso, mas nem tudo sai como o planejado.”).

Lembre-se: o brilho mais satisfatório é aquele que encontramos na conquista de metas reais e na construção de castelos que podemos tocar.

Para manter o bem-estar em sua jornada espacial, é preciso ser um pouco guardião do tempo, saber equilibrar-se entre os planetas.

Desligue os motores da sua nave (sim, estou falando do seu smartphone!) e se entregue ao universo das interações cara a cara. Mergulhe em conversas profundas que não são interrompidas por "dings" e "buzzes".

E lembre-se, no planeta Offline, a gravidade mantém você enraizado. Lá, você cria memórias tangíveis – como aquela vez que você escalou a montanha da Determinação ou quando nadou nas águas cristalinas da Tranquilidade. Essas são as joias que adornam a coroa da sua felicidade.

A autorreflexão é sua bússola. Ela o guia de volta quando você se perde nas órbitas das redes sociais. Avalie seu nível de alegria no planeta Offline para saber se você precisa ajustar o curso da sua viagem.

O universo te dá uma mensagem em forma de estrela cadente: A felicidade é um planeta duplo, onde o Online e o Offline giram em harmonia. Explore ambos, mas nunca esqueça de onde você veio e para onde você vai.

E assim, com essa sabedoria cósmica, você está pronto para ser um viajante estelar equilibrado, desfrutando das maravilhas de ambos os mundos, construindo uma vida que é verdadeiramente out-of-this-world!

A chave para desfrutar desses dois mundos é a moderação. Como um bom astronauta, você deve monitorar os níveis de oxigênio e não se perder no vácuo cibernético. Dedique tempo para cultivar o seu jardim de interesses no planeta Offline e você verá que ele floresce com cores que nenhum filtro digital pode replicar.

Ao alternar entre os planetas, você se torna um mestre em construir pontes – não apenas conexões de internet, mas pontes de compreensão entre o digital e o físico, o virtual e o real. Em cada ponte que você cruza, você leva consigo um pedaço de sabedoria, uma história para contar e um sorriso que nasceu longe de qualquer tela.

Ao fim da viagem, você descobrirá que você também está feliz com sua vida offline; será um mapa estelar para uma existência plena. Ela é a luz das estrelas que guia você pela imensidão do espaço, lembrando-o de que a vida é um equilíbrio delicado entre os mundos que exploramos externamente e as paisagens que valorizamos internamente.

Equipado com a sabedoria das estrelas e a riqueza das experiências reais, você continua sua aventura cósmica, sabendo que a verdadeira felicidade é o equilíbrio entre os momentos compartilhados com os outros e aqueles que brilham internamente em sua própria companhia.

Aprenda a dançar entre as estrelas do planeta Online e as raízes profundas do planeta Offline, cada uma essencial para a dança celestial da vida. E com essa harmonia, você não apenas sobrevive na vastidão do universo – você vive e prospera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário